Rolamentos e Correias

A JFR Cabos & Acessórios trabalha com rolamentos e correias de várias marcas e modelos, trazendo soluções e praticidade para os nossos clientes.

Rolamentos e Aplicações

Usados para diminuir o atrito e suportar cargas em movimentos rotativos, geralmente são formados por anéis, esferas, rolos ou agulhas que rolam entre pistas, com uma gaiola para separá-los. Eles reduzem o ruído, o consumo de energia e o calor gerado pelas máquinas, além de permitir um movimento mais leve. Encontrados em rodas de veículos, motores, equipamentos industriais e qualquer lugar onde há necessidade de rotação.

Tipos de Rolamentos por elemento rolante

  • Rolamentos de Esferas

Rígidos de Esferas – Suportam cargas radiais e axiais em ambos os sentidos, com alta velocidade de operação.

De Contato Angular –Projetados para suportar cargas combinadas (radiais e axiais) numa única direção, exigindo bom alinhamento entre o eixo e o mancal.

Axiais de Esferas – Projetados para suportar cargas puramente axiais em um ou dois sentidos.

  • Rolamentos de Roletes

Cilíndricos – Suportam cargas radiais muito altas, mas têm capacidade limitada de carga axial.

Rolamentos de Agulhas – São rolos finos e longos, ideais para aplicações com restrição de espaço radial, mas que suportam cargas pesadas.

Cônicos – Suportam cargas radiais e axiais em uma ou duas direções, devido ao formato cônico que permite aplicação de força em ângulo.

Esféricos (ou Autocompensadores de Rolos) – Possuem dois eixos de rolos capazes de se auto alinhar, suportando altas cargas radiais e axiais.

Tipos de Rolamentos por direção de carga

Radiais – Projetados para suportar cargas aplicadas a 90 graus em relação ao eixo.

Axiais – Projetados para suportar cargas paralelas ao eixo.

De Contato Angular – Podem suportar tanto cargas radiais quanto axiais, sendo considerados híbridos.

Autocompensadores – São rolamentos que podem se ajustar à flexão ou desalinhamento do eixo, suportando cargas radiais e axiais.

Correias e Aplicações

Usadas para transmitir movimento e torque entre eixos e polias em uma máquina. Existem diversos tipos de correias industriais, com diferentes formatos e funções. A escolha do tipo correto depende da aplicação, da capacidade de carga e da precisão requerida.

Tipos de Correias

  • Correias Planas – Lisas e simples, usadas como transmissão de potência em aplicações de baixa exigência, que necessitam de alta velocidade.
  • Correias em V – Possuem perfil em formato de V, com ranhuras para aumentar a aderência. São usadas em maquinários, exigindo maior capacidade de carga e resistência.
  • Correias Sincronizadoras (Dentadas) – Com dentes na face interna para encaixe preciso com as polias, são usadas para garantir sincronismo e precisão no movimento, sem escorregamento, como nos motores de carros.
  • Correias Transportadoras e Elevadoras – São usadas para movimentar materiais, como grãos e produtos a granel, em diferentes direções (horizontal, inclinado ou vertical).
  • Correias Modulares – São usadas em aplicações específicas e oferecem maior flexibilidade, podendo ser usadas em polias menores.
  • Correias de Poliuretano – São usadas em ambientes industriais severos, devido à alta resistência a óleos, produtos químicos e abrasão.

Por que escolher nossos Rolamentos e Correias?

Ajudamos você a encontrar o rolamento ou correia adequados para as necessidades específicas do seu projeto ou aplicação. A escolha correta garante a máxima eficiência, durabilidade e segurança dos equipamentos

Solicitar Orçamento